Marc Jacobs é um dos directores criativos da marca Louis Vuitton e ficou mundialmente conhecido pela irreverência, versatilidade e ousadia que imprime a cada uma das suas coleções.
É uma personalidade igualmente famosa, no mundo fashion por não seguir tendências, optando antes por inovar nas suas criações conseguindo com isso chamar atenção de todos os que procuram por novidade.
Sendo um dos estilistas preferidos pelas celebridades e figuras públicas um pouco por todo o mundo, ficará eternamente conhecido pelo habitual Kilt (sai escocesa) que usa de forma desafiadora, tendo-se tornado mesmo num ícone do sue trabalho.
Com formação feita na prestigiada “Parsons School of Design”, ganhou protagonista de forma imediata, quando na apresentação da sua tese final de curso, apresentou um modelo de sweater de grandes dimensões, fora do que era costume ver nestas linhas, tendo rapidamente conquistado uma observadora atenta e influente da conhecida boutique Charivari.
Mais tarde, formando sociedade e parceria com Robert Duffi, é fundada a Jacobs Duffi Designs, empresa responsável por gerir as suas criações. Seattle influenciado elo mundo grunge e por bandas musicais que fizeram história como os Nirvana tornam-se fonte de inspiração para as suas já de si irreverentes e ousadas coleções.
A sua demissão do grupo Perry Elli, foi a alavanca necessária para a fundação da Marc Jacobs Internacional, dissociando-se de vez das suas anteriores referências e passando a investir unicamente na criação do sue próprio estilo. O prêt-a-porter da sua coleção para o público feminino foi um grande sucesso e e em 1997 é inaugurada a sua loja de forma estratégica num dos bairros mais carismáticos de Nova York- Soho.
O mundo da alta moda começava a reconhecer o seu enorme talento e o apoio da revista Vogue na pessoa da sus editora -Anna Wintor, foi decisivo para dar a conhecer as suas criações internacionalmente colocando Marc Jacobs na lista dos estilistas revelação mais influentes de sempre.
A expansão Internacional da marca, agora propriedade de LVHM passou pelo ainda pela conquista mercado asiático e pela inauguração de novas unidades em pontos estratégicas das grandes cidades (Madrid. Londres, Paris, Tóquio, Chicago, Dubai, Jacarta e Benjing entre muita outras.
Á sua gama de vestuário exclusiva juntaram- se várias linhas de acessórios e diversos outros produtos como óculos de sol, malas, relógios e ainda uma gama completa de Perfumes dos quais se destacam, pelo sucesso de vendas, as fragrâncias femininas “Blush” (lançada em 2004), Daysi e Lola.
Só no ano de 2010 Marc Jacób arrisca tudo no lançamento do seu primeiro perfume masculino “Bang”, fragrância que reúne apontamentos irresistíveis de musgo branco, pimenta branca e suaves notas de madeira e vetiver. A campanha de lançamento das suas criações sejam elas roupas ou perfumes está constantemente envolta em polêmicas pela ousadia e irreverência, sendo alvo da crítica mais conservadora o que parece não incomodar ao criador, uma vez que o seu público-alvo de clientes o aceitou precisamente por essas características.
Um exemplo de todo o charme e requinte da Marc Jacobs são os modelos de malas para senhora ” Nylon Tote Bag ” que surpreendentemente aliam o estilo prático, urbano e funcional com padrões estampados únicos, cheios de personalidade. No calçado o design poderá não agradar a todos, sabrinas e alpergatas excêntricas com bicos que lembram o formato de animais e conjugações geométricas mais ousadas e visualmente impactantes, parecem ter sido desenhados apenas para quem aprecia de facto a extravagância e irreverência absoluta.
O ano de 2009 foi decisivo para a marca, altura em que foram inauguradas as tão aguardadas lojas do grupo nas cidades de Milão e São Paulo. Esta última comporta uma área de cerca de 400 m2 e integra duas das suas gamas mais reconhecidas: Marc Jacobs Collection e Marc by Marc Jacobs.
Actualmente a marca é detentora de cerca de 145 lojas espalhadas por 75 países, sendo o Japão o país que melhor acolhe o estilo Marc Jacobs com um total de 61 lojas inauguradas. A coleção feminina é surpreendente pela variedade e dificilmente pode ser descrita numa só palavra.
O visual mais trendy dos modelos “Zeta Sarjet Jaccket” e “Doty Leyna Ponte” contrastam com a extrema originalidade dos efeitos de linhas geométricas onduladas no vestido “Radio waves print dress” e do space look do ” jumpsuit Stelli” em azul ígneo brilhante drapeado com discretas lantejoulas.
O outlet Marc Jacobs está disponível no “Tripod” onde grande parte dos seus artigos poderá ser adquirida com descontos entre os 70 e os 80%. após registo prévio no site.